quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luta contra o Câncer!!!

 
Pedido de ajuda da tia do menino:
 
Meus queridos amigos, conhecidos, amigos de amigos e os que gostam de mim que estejam no Brasil ou UK.

Venho fazer uma apelo muito real e pessoal referente a vida do meu sobrinho Guilherme Tanaka Hamond que so tem 5 anos de idade. A Historia dele foi ardua, ele comecou a ser um guerreiro aos 11 meses quando foi diagnosticado com LEUCEMIA LINFOBLASTICA AGUDA (LLA), Foi um sofrimento pra nossa familia mas gracas aos anos de tratamento de quimioterapia, a leucemia entrou em remissão, isso significa que ele p
arou de apresentar sinais da doença e não necessitou mais de quimioterapia. Foi uma alivio ver nosso Gui estar quase curado, brincando alegre entre os primos e podendo entrar no colegio e levar uma vida normal. Mas Infelizmente a alguns dias atras, do nada, a doenca regressou de uma maneira severa. imediatamente depois de uma febre ele foi hospitalizado e já iniciou o novo tratamento. Agora o caso eh que ele precisa de encontar um DOADOR DE MEDULA URGENTE pois isso pode ser a unica maneira dele sobreviver. As irmazinhas nao podem ser doadoras por serem incompativeis, e diferente do que muitos pensam, a compatibilidade quando não ocorre entre irmãos, não é encontrada em outros parentes. Mesmo assim, quero ser doadora de qualquer forma pra quem precisar. Mas basicamente a vida dele dependende da solidariedade e agilidade de amigos e da inclinacao de todos em ajudar sendo um doador e tambem em espalhar a palavra "AJUDEM", seja la como vcs puderem fazer. Espalhem no facebook, por email, criando um blog, etc. Pra quem tem contato com outros paises tb, espalhar emails em outras linguas, porque o banco de medula ossea tem alcance mundial. Ja teve 1 caso recente de uma crianca do Brasil receber uma medula compativel da Alemanha. Entao quem tambem estiver em outros paises, busquem informacoes de como ser um doador no lugar onde vc mora, vc estara ajudando muito!
O caso eh grave porque o tratamento de quimio em que ele se encontra, tem um prazo de 12 semanas, ele ja esta na quarta semana de tratamento. Depois da 12a semana, o medico vai determinar se ele se precisara do transplante ou nao, mas ate entao a opiniao deles eh que tudo se encaminha pro transplante.
No banco de medula do Brasil ate entao ele nao achou nenhum doador compativel. Entao, se estiverem dispostos em ajudar de verdade, peco que facam isso ja, agora, hj, nao deixem pra amanha, porque o processo de coleta de sangue pra fazer a tipagem genetica, que eh o primeiro passo a se fazer, demora 1 mes pra cair no sistema, e ele so tem 8 semanas pra definir se precisara deste transplante!!! Depois, nao tera mais como ajuda-lo. Tudo vai ser determinado de uma hora pra outra, inclusive a vida dele! Imagine nossa angustia!
No Brasil, estamos fazendo uma campanha de cadastro dos voluntários no Banco Nacional de Medula Óssea (REDOME). No Rio, ja lotamos alguns onibus pro Hemorio com voluntarios querendo ajudar o Guilherme. Ate turmas de pais dos alunos do colegio Anglo Americano na Barra da Tijuca, colegio onde ele estuda. A compatibilidade tem que ser de 100% ou o mais próximo possível. Porque senao ele tb corre risco de vida com o transplante. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de se encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 EM 100.000! Entao quanto mais voluntarios aparecerem maior sao as chances do Gui.
Sabemos que é possível e vamos encontrar!!!
Cito dois exemplos de sucesso, que foi o caso da atriz Drica Moraes e do Gianechinni, eles encontraram um doador 100% compatível e o Gui tambem podera encontar se vcs ajudarem.

Enderecos de onde se cadastrar em todo o Brasil:http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2639

Eh um processo muito simples ao contarrio do que muitos pensam, leiam abaixo:

PARA SE TORNAR UM DOADOR NO BRASIL:
- Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea.
- No Rio, os teste eh feito no Hemorio, mas eh importante avisar antes do teste que eh pra cadastro no banco de medula ossea. o teste eh uma coleta de sangue de 5ml apenas para o analise da tipagem genetica
- Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente,
- Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
- Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.
- Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
- Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
- É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais para facilitar e agilizar a chamada do doador no momento exato.
- O Hemorio esta aberto de 2ª a 6ª feira de 8 às 12 horas, Guichê 1 do Setor de Cadastro, no Salão de Doadores, portando um documento de identidade. O candidato não precisa estar em jejum. Ele fará seu cadastro e será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para a realização dos exames de histocompatibilidade. Passo a passo: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64

PARA QUEM JA E CADASTRADO COMO DOADOR:
Se faz muito tempo que vc se cadastrou, vale dar uma atualizada nos seus dados pra eles revalidarem seu arquivo. Nao vale o risoc de confiar no casdastro antigo ja que existe esse link de atualizacao. eh rapido, eh so acessar este link e preencher minimos detalhes, nao deixe pra depois: http://www1.inca.gov.br/doador/

PROS AMIGOS NO REINO UNIDO:
- O cadastro eh cruzado mundialmente entao se vc quiser se cadastrar onde quer que seja tambem vale. Em Londres, pelo governo, voce se cadastra quando doa sangue. Aqui vc encontra onde doar sangue no Reino Unido: http://www.blood.co.uk/.
* Please inform the staff at the blood donation session that you wish to join the BBMR before your blood donation is taken. (Antes de fazer o teste, Eh importante avisar que sua intencao de doar sangue eh pra cadastro no banco de medula ossea.)

- O site do oficial do NHS sobre doacao de medula ossea, com todas as informacoes disponiveis: http://www.nhsbt.nhs.uk/bonemarrow
ou
- Anthony Nolan (UK charity with international reach): http://www.anthonynolan.org/

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.
Agradeco de coracao aqueles que queiram ajudar!! Quem nao puder ajudar, peco que espalhem esta mensagem pra o maior numero de pssoas possivel!


Muito Obrigada,

Juliana Hamond
 
Fonte: https://www.facebook.com/events/355973331151280/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário