quarta-feira, 23 de março de 2011

Ajuda aos desabrigados de São Lourenço do Sul

Uma amiga está pedindo ajuda para auxiliar os desabrigados de São Lourenço. Eles têm um sítio lá que não foi atingido, mas tem ido nos fins de semana e está entregando pessoalmente as doações. Conheço ela, é uma protetora dos animais, daquelas que realmente faz algo por quem precisa. Hoje já levei várias coisas para ela como material de limpeza, roupas, caixas de papelão e outras coisas. Amanhã vou novamente levar água e alimentos não perecíveis. Ela fez uma lista de necessidades na mensagem abaixo, mas disse que tudo vai ser bem aproveitado.
Se alguém quiser doar algo me avise que darei um jeito de buscar até sexta. Sábado ela viaja para lá.
Ela já conseguiu ajuda com transportes maiores.
Obrigada.
Ana


 
Amigos,

Escrevo para fazer um relato da situação de São Lourenço e para pedir ajuda aos tantos desabrigados.
Como algumas pessoas já sabem, minha família tem Sítio em São Lourenço do Sul, 17km do centro da cidade.
Estávamos no Sítio, onde fora a falta de luz desde quarta feira de noite, comida estragada da geladeira, racionamento de água e árvores derrubadas pelo vento, não se perdeu nada a não ser o sono. Os animais estão bem e todos a salvo, graças a Deus.
Já na cidade, a situação é desesperadora.
Para terem uma idéia, dos quase 50.000 habitantes, quase 1/3 foram atingidos e estão desabrigados e perderam tudo! Tudo mesmo.
Muita gente sentada nas calçadas, enroladas em toalhas, sem ter pra onde ir ou o que comer, pois os abrigos improvisados (igrejas, galpões, associações) estão lotados.
Os dois supermercados da cidade ficaram em baixo d'água e a única padaria que restou aberta e estava fazendo pão, vendia doces do tamanho de um quindim a R$ 7,00!!!
Não foram só as casas da beira do rio que foram completamente arrasadas, mas boa parte do resto da cidade, sem distinção de classe social. Famílias e estabelecimentos comerciais, a grande maioria deles sem seguro.
Há famílias inteiras desaparecidas, outras permaneceram em cima das casas e lajes por quase 48h, na chuva constante, pois o resgate só pode ser feito por helicóptero individualmente, o que leva muito tempo.
A praia não existe mais, ruas viraram crateras, árvores derrubadas, casas viradas, e a população sem nada, só com a roupa do corpo, vagando pelas ruas esperando a água baixar pra constatar que não sobrou nada e começara a limpar o que sobrou das casas. Muitas delas simplesmente sumiram do mapa. Muita gente de idade avançada. Muita gente com crianças pequenas no colo.
Eu nunca tinha presenciado nada igual. Da vontade de sentar e chorar.
Não se sabe pra que lado ir, quem ajudar primeiro.
Muitos animais vagando perdidos e assustados, muitos mesmo!
De concreto, passamos a sexta feira levando água potável (o Sitio tem poço artesiano, que está cheio depois de tanta chuva, mas não era possível conseguir muita água pois sem luz a bomba não funcionava), roupas e comida pronta, para matar a fome imediata de alguns, além de ração para os animais.
As fotos mostram parte da destruição.
Alguns animais também foram recolhidos, com a ajuda da veterinária da cidade, mas ainda há inúmeros nas ruas.
A família dos caseiros foi lá pro Sítio com o que puderam salvar; roupas e algumas fotos, tudo encharcado e cheio de barro.
As ajudas são necessárias de todas as formas, por isso, estamos recolhendo donativos de quem quiser colaborar.
A cidade vai levar muito tempo para se recuperar, pois parte do comércio foi arrasada, os barcos pesqueiros foram avariados ou sumiram, o camping e a praia estão destruídos, bem como alguns hotéis, pousadas e restaurantes na beira da lagoa.
Você que acompanhou a tragédia no Rio e pensou que ajudaria se estivesse mais perto, pode ajudar agora!
Estamos em Porto Alegre agora e vamos recolher donativos durante a semana, para levar na próxima sexta feira. Enquanto isso, os caseiros continuarão levando água e comida as pessoas.

O que é necessário:
Água potável.
Alimentos não perecíveis.
Leite em pó e de caixinha.
Roupas (de adultos, crianças, e calçados).
Roupa de cama, mesa e banho.
Cobertores
Colchões
Traveseiros
Artigos de higiene (papel higiênico, sabonete, pasta de dente, absorvente higiênico, escova de cabelo e de dentes, fraldas de nenê, etc).
Artigos de limpeza (sabão em pó, clorofina, desinfetante, panos de chão, vassouras, baldes, etc).
Utensílios de casa (talheres, pratos, copos, baldes, bancos, eletrodomésticos, etc)
Ração para Cães e gatos (adultos e filhotes)
Potes, jornais e correntes para resgate dos animais.


Onde entregar:
Estou disponibilizando a garagem do meu apto para recolhimento das doações até sexta feira, quando retornaremos.
O endereço é: rua Jari, 619.
Falar com Jeferson portaria. 
Dependendo da situação, podemos ir buscar algumas doações de quem não puder entregar, mas a disponibilidade para isso é muito pouca, infelizmente.

Agradeço a paciência em ler tamanho relato e, em nome das pessoas que perderam tudo, agradeço as ajudas.

Abraços,
Katya Leitzke

Fonte: recebido por e-mail da Gabi e pessoal da ArtFlor em Mar 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário