quinta-feira, 31 de março de 2011

Relato da distribuição das doações a São Lourenço do Sul

Pessoal
 
Este é o relatório que a Katya fez descrevendo sobre a distribuição das doações de todos.
Como se pode ver a devastação foi grande mas a disposição em ajudar é maior ainda.
Katya informa que roupas não são mais necessárias. Ainda necessitam produtos de higiene e limpeza, fraldas descartáveis e geriátricas, ração para cães e gatos, alimentos não perecíveis e colchões. Estamos precisando de um caminhão para transportar os colchões e demais doações.
Há muitos animais nas ruas e se proliferando cada vez mais. Estamos procurando veterinários voluntários para montar um projeto de castrações.
Agradecemos a todos e especialmente à Katya pelo seu empenho incansável.
 
Abraços.
Ana Maria Garcez

 

Sent: Thursday, March 31, 2011 12:47 AM
Subject: Relato da distribuição das doação a São Lourenço do Sul

“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”
                                               Fernando Pessoa

Queridos amigos,

Perdoem-me o mail que, tenho certeza, será longo, mas escrevo para contar como foram os dias de arrecadação e distribuição dos donativos que tantos de vocês enviaram às vítimas de São Lourenço do Sul.
Peço a cada um que reenvie esse mail àqueles aos quais enviaram o primeiro mail, solicitando ajuda, para que todos possam receber nossos agradecimentos e prestação de contas.

Quando resolvi escrever o mail em que pedia doações, de início, imaginei poder sensibilizar alguma pessoas, de modo que eu pudesse voltar no fim de semana do dia 19/03 (10 dias após a enchente), com o carro cheio de doações para distribuir a algumas famílias entre tantas que haviam sido duramente atingidas pelas águas na madrugada de 09 para 10 de Março em São Lourenço.
Nunca, nem em minhas melhores estimativas, imaginei que uma verdadeira corrente do bem pudesse se formar de maneira tão espontânea entre aqueles que receberam o e-mail inicial, que foi sendo repassado entre vocês e resultou em inúmeras doações, que começaram a chegar na quarta feira e inundaram meu apartamento!
Muitos vieram de longe trazer suas ajudas, muitos eu nem mesmo conhecia, outros organizaram campanhas em suas associações, escolas ou empresas, outros viram as doações chegando, se interessaram e contribuíram também.
Nenhuma só pessoa ou empresa com a qual conversamos ficou indiferente ou se esquivou em ajudar, pelo contrário foram todos interessados e generosos.
Como resultado, saímos daqui no domingo do dia 20, com nosso carro absolutamente lotado de doações, e além do nosso carro, pasmem, um caminhão caçamba completamente cheio de roupas, água, alimentos, ração, produtos de higiene e limpeza, cobertores, travesseiros, lençóis, toalhas, utensílios de cozinha, e até alguns itens maiores como 4 colchões de solteiro, um fogão, um forno elétrico, uma TV, dois sofás, telhas de metal, e carpete. Alguns outros móveis tiveram que ficar, pois não havia como recolhê-los no local onde estavam, infelizmente, mas não desistimos deles ainda e estamos procurando uma forma de ir buscá-los.
Outras doações que chegaram após nossa partida, foram para São Lourenço na quarta feira, e dessa vez lotaram uma caminhonete e depois, novamente na quinta, enchendo uma Sorrento.
Com tudo o que recebemos foi possível montar 203 kits de comida, 21 kits de limpeza, e kits completos de roupas para 136 adultos, 91 meninas com idades ente 0 e 16 anos,  58 meninos entre 0 e 15 anos, e 7 enxovais de recém nascidos além de 10 kits de material escolar com mochilas e vários brinquedos.
A relação de doações recebidas até quinta passada encontra-se no fim desse mail. As doações que chegaram depois dessa data ainda não foram contabilizadas.

Quando falo de como foi “nosso” trabalho, entendam eu e meu marido, Nelson, que abraçou a idéia comigo, mobilizou os amigos e tirou uma semana de férias para poder recolher e transportar doações, visitar empresas para pedir doações, montar kits, ir junto nas distribuições, ouvir as pessoas, acordar cedo, dormir tarde, etc  para que pudéssemos nos dedicar a fazer o trabalho como imaginávamos ser o correto.
A cada dia, saíamos com uma média de 50 kits de comida, água e ração que eram distribuídos às famílias atingidas, em suas próprias casas.
Os kits de limpeza, como eram poucos, acabaram já no primeiro dia, infelizmente.
As roupas foram distribuídas com a ajuda do Programa Primeira Infância Melhor de São Lourenço, o PIM, que atende famílias com crianças de 0 a 6 anos e seus irmãos mais velhos, e nos disponibilizou uma grande lista das famílias atendidas que foram cruelmente atingidas pela enchente, todas com crianças pequenas. Para essas pessoas, foram encaminhados os kits de roupa, que através do trabalho eficiente das pessoas do PIM, puderam ser entregues com roupas e sapatos do tamanho certo, ou bem aproximado para cada um, além da quantidade correta necessária para cada família de lençóis, toalhas, cobertas e travesseiros.
Sobraram alguns sacos de roupa, já selecionados por sexo e tamanho, que foram deixados com o PIM, para que possam atender as pessoas e famílias que não fazem parte do projeto Primeira Infância Melhor, mas tem ido lá na esperança de conseguirem roupas e/ou alimentos.
As rações eram entregues em sacos de 2 kilos para cada cão ou gato que as famílias tivessem, além de terem sido muito utilizadas para alimentar a enorme e lamentável quantidade de cães de rua da cidade – especialmente as áreas mais atingidas – e aqueles que ficaram presos nos pátios de casas, sem água e sem comida depois que os donos saíram e ainda não retornaram.
Alguns cães e gatos foram resgatados (os mais doentes e debilitados, ou com ninhadas), mas muitos tiveram que ser tratados onde estavam, por completa falta de estrutura na cidade para acolhê-los, e por já estarmos lotadas, eu e a Dra. Uiara. A quantidade de cães na rua é imensa.Chegamos a contar 12 em uma única rua, e ao virar a esquina, lá estão mais tantos outros, nenhum deles com dono e todos se reproduzindo indiscriminadamente. Pelo menos nenhum cão ou gato de rua ou das famílias atingidas que cruzaram nosso caminho ficou sem ração graças a grande quantidade doada!

Além do trabalho da distribuição em si, acabamos, sem querer, agindo como agentes terapêuticos na medida em que ouvíamos as histórias que todos precisavam contar de como se salvaram em meio a enxurrada que vinha devastando tudo atrás deles em plena madrugada, como perderam tudo, os desabafos, a tristeza, entrávamos nas casas para que nos mostrassem o que tinha sobrado, as fotos resgatadas, os armários improvisados com tábuas, os locais por onde fugiram para as lages das casas levando os seus parentes e animais, as geladeiras e TVs que não funcionam mais, a cozinha que a água levou embora com paredes e janelas, o quarto que ficou 2 dias embaixo da água e continua cheirando mal após ter sido lavado duas vezes, tudo o que a água destruiu, etc e tentávamos confortá-los com palavras de ânimo e esperança na medida do possível.
Assim, os dias foram intensos! Em todos os aspectos.
Acordávamos cedo para organizar a ida a cidade, passávamos o dia distribuindo e confortando, voltávamos física e psicologicamente exaustos, mas com uma boa sensação de ter sido útil a alguém, e ainda íamos até 3h, as vezes 4h da manhã preparando os kits dos dias seguintes.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a cidade está muito, muito longe de estar sequer limpa, muito menos se restabelecendo. A cada dia a fila de pessoas no sol ou na chuva para buscar as doações na defesa civil é enorme; as pessoas tem que buscar os donativos, voltar aos seus trabalhos, limpar suas casas dar atenção aos filhos e reconstruir o que for possível; o trabalho de cada família é exaustivo e requer limpeza em cima de limpeza. Mal terminam de lavar tudo, e poucas horas depois brota novamente um lodo escuro e mal cheiroso do chão e das paredes. Ainda há muita roupa e móveis para lavar na tentativa de que possam ser novamente utilizados,  as ruas continuam cheias de entulhos e lodo, as fossas estão aos poucos sendo limpas e desobstruídas; cercas, muros, paredes e em muitos casos, casas inteiras tem que ser reconstruídas, já há casos de leptospirose em animais e humanos, os estragos nas ruas e na praia continuam como no dia seguinte a enchente. São Lourenço vai precisar de muita ajuda para voltar a ser a agradável cidade das férias da minha infância.

Apesar do desgaste físico e psicológico, apesar de não termos resolvido o problema de ninguém, mas apenas amenizado os dias muito difíceis pelos quais estão passando, posso dizer que valeu a pena cada minuto em que estivemos envolvidos nesse trabalho. Penso que todos nós um dia deveríamos deixar o conforto de nossos lares para termos contato com a realidade de vida de tantos que moram em condições precárias, que possuem valores diferentes, que criam seus muitos filhos pensando em sobreviver apenas ao dia seguinte. Posso dizer que ter ajudado ao próximo foi também muito bom para todos nós, na medida em que nos tornamos seres humanos mais conectados com a realidade, mais cientes da vida privilegiava que temos e mais envolvidos nas necessidades daqueles que estão ao nosso lado.
Só tenho que agradecer a todos vocês, pois foram as doações de todos que possibilitaram o atendimento a tanta gente. Eu queria poder descrever em palavras a sensação de ver o sorriso de satisfação de quem recebe comida pela primeira vez em 10 dias, a emoção de ver o rostinho triste se transformar num sorriso de surpresa de uma menininha de colo ao ganhar uma boneca, o abraço de uma senhora ao receber cobertas e travesseiros,  o senhor que veio chorando agradecer a água e a coberta que recebeu, a senhora que contou com tanta firmeza a forma como ficou mais de 6 horas com toda a família em cima de uma árvore, segurando seu nenê de 4 meses enquanto esperava a água baixar, a avó cuja netinha que segurava feliz a ração que ganhou para seu cachorrinho, explicava que o rosto da menina estava machucado em conseqüência de ela ter caído no chão enquanto a avó corria com ela e outra netinha ladeira acima fugindo da água que vinha com violência atrás, queria poder listar aqui todos os agradecimentos e as bênçãos desejadas a todos nós, por aqueles que receberam as ajudas.
Em anexo mando algumas das centenas de fotos tiradas. A totalidade das fotos estará disponível no Picasa a partir de amanhã através do link abaixo (caso queiram alguma foto em melhor resolução, basta pedir):

Não posso deixar de citar alguma pessoas  e empresas que foram especialmente generosas nesse trabalho todo: Aos amigos todos que receberam e repassaram o mail pedindo ajuda; àqueles que dispuseram de tempo para separar ou comprar material para doar; a todos vocês da proteção animal, gente de fé, disposta sempre a andar uma milha a mais para ajudar o próximo, que provou novamente que quem ajuda os animais, ajuda sim, sempre, as pessoas também; à Rejane do Duas Mãos Quatro Patas, que divulgou o mail na sua news e atingiu tanta gente que colaborou; à Sara, que nunca nega lugar a um animal que precise e se ofereceu para ficar com algum animal resgatado; a Patrícia, do “Adote, não compre”, que veio de novo Hamburgo para entregar doações recolhidas por lá; à Marli e ao Gerson, que me trouxeram suas doações e as de outras pessoas; à Karina Salerno, que fez campanha onde trabalha que resultou em várias doações; ao Flávio do Banrisul em frente ao Shopping Praia de Belas, que eu sequer conheço, mas que fez campanha entre os colegas e conseguiu muitas doações; à Agrocomercial Vila Nova/Irmãos Pian, que como sempre, mostrou o enorme coração de seus donos, doando prontamente ração e sacolas plásticas usadas na montagem dos kits de comida; ao Dani e a Karol que repassou o mail a seus colegas e conseguiu grande quantidade de brinquedos que fizeram a alegria de tantos rostinhos tristes; ao Shopping dos Bichos, que demonstrou tanto interesse e doou ração de forma tão generosa; ao pessoal da Killing que mandou donativos; a Ana Garcez, que foi meu braço direito, aparecendo aqui em casa diversas vezes com o carro cheio de doações que buscava na casa das pessoas; ao Jeferson, ao Sérgio e funcionários do Solar Mediterrâneo que receberam e ajudaram a transportar as doações ao meu apto; aos amigos do 25 de Julho na pessoa da Verônica, que tomou a frente da iniciativa; à Liria Nishimura, que recolheu doações nas casas daqueles que não tinham como entregar aqui;  à Luiza Klafke e à Paulinha do “Adoradores de vira-latas” que disponibilizaram locais para coleta, ao Izio, que buscou doações em alguns desses locais; ao Mauricio da Totozinho, que doou lanche suficiente para algumas famílias inteiras com suas crianças; à Mustad, que imediatamente aderiu a campanha de forma espontânea, arrecadando muitas doações, e como se não bastasse, disponibilizando pessoal e veículos para transporte; à Gisele, Felipe e ao Daniel, que abdicaram do seu domingo para carregar seu caminhão, transportar e descarregar os donativos no sítio; ao Rui, Celeste, Zé, Marion, Marco e guris que domingo as 7h já estavam suando a camiseta até as 11h30, transportando e carregando o caminhão, à pessoa que infelizmente não sei quem é, mas usou de seu tempo para mandar kits de higiene que não pareciam doações, e sim presentes cuidadosamente embalados em papel celofane e fita e emocionou a todos quando abrimos as caixas; aos caseiros do sítio, Fabrício e Manuela, que em nenhum momento se importaram ou quiseram receber alguma recompensa para ajudar na seleção das doações e montagem dos kits e ainda chamaram seus familiares para que tivéssemos mais rapidez e eficiência no trabalho; à Jussara Stockinger e sua amiga, de Tapes, que esperaram por 4 horas na estrada, felizes e de bem com da vida,  no domingo, até que chegássemos, para seguirem para o sítio conosco e entregar suas doações e a Jussara ainda voltou ao sítio durante a semana após recolher mais doações em Porto Alegre e nos ajudou uma tarde inteira de forma preciosa na distribuição das doações; ao Egeu, que saiu de madrugada de Barra do Ribeiro na segunda feira para entregar a ração que a Leonor havia doado; ao Rui e ao Schuk que foram na quarta feira com a caminhonete lotada levando mais doações; ao Denis, que emprestou a caminhonete; ao Ricardo que doou sacos plásticos suficientes para podermos montar todos os kits de roupas e limpeza; ao Mundo Animal, que fez campanha para arrecadar donativos e ainda doou os sacos plásticos que usamos na montagem dos kits de comida e de roupas; às gurias do PIM, Denise, Cibele, que mesmo tendo perdido tudo também, estavam todos os dias com um enorme sorriso e disposição no rosto, se colocando em posição de ajudar e esquecendo que também precisavam ser ajudadas; à Luita, coordenadora do PIM que possibilitou essa parceria; a Dra. Uiara, absolutamente disponível para resgates e atendimentos aos animais; às gurias da ONG de Bagé, Cleonice, Luana, Ketleen e Patrícia que foram até São Lourenço no sábado cheias de disposição e boa vontade, distribuindo ração e prestando atendimento aos animais e já se ofereceram para ajudar em um projeto de controle de cães de rua em SL; a cada um que de alguma forma fez sua parte nessa campanha, doando, ligando, depositando, oferecendo ajuda, se mobilizando e aos seus conhecidos, se oferecendo para ajudar, perdendo horas de sono e de descanso na seleção, na montagem e distribuição das doações, desculpem por não citar todos, muitos eu nem conheço ou não tomei conhecimento de que doaram, pois o fizeram de forma anônima, mas saibam que aquilo que cada um fez, formou um todo maravilhoso, que possibilitou uma noite quente, uma roupa limpa, uma barriguinha cheia, uma casa sem lodo, um pouco mais de dignidade a muita gente, um sorriso de satisfação e gratidão em tantos rostos!

Vocês são todos almas preciosas e grandes em generosidade e solidariedade, por isso, tudo valeu a pena!
Em nome das quase 70 famílias inteiras que receberam roupas, cobertores travesseiros e kits de cama e banho, das 203 que receberam água, comida e kits de limpeza, das pessoas que ainda estão recebendo as roupas, lençóis, cobertores e toalhas que sobraram na montagem dos kits e em nome de todos os tantos animais que receberam ração e atendimento veterinário, e continuarão recebendo por alguns dias a ração que ainda temos, Muito Obrigada!

É bom poder contar com os amigos, mesmo os que nem conhecemos!

Um beijo a todos,
Katya Leitzke

No total recebemos:

ROUPAS e MATERIAL DE CAMA MESA E BANHO:
Centenas de peças de roupas para ambos os sexos e todos os tamanhos, inclusive crianças de todas as idades, como calças, blusões de lã, casacos, camisas, camisetas, saias, vestidos, abrigos, blusas de verão e meia estação, pijamas, meias, etc
Centenas de pares de sapatos igualmente variados
64 Conjuntos de toalhas de banho e rosto
19 Toalhas de banho avulsas
65 Cobertores (casal e solteiro)
22 Mantas e colchas
44 Travesseiros
3 Almofadas
4 Cortinas
2 colchonetes
4 colchões de solteiro
41 jogos de cama de casal
40 jogos de cama de solteiro
7 jogos de cama de nenê (para berço)
33 fronhas avulsas
68 panos de copa e toalhas de mesa
11 tapetes de cozinha e/ou banheiro
24 metros de tecido para fraldas

ALIMENTOS
241 Kg de arroz
173 Kg de feijão
2,5 kg de lentilha
188 litros de leite
12 kg de leite em pó
95 kg de açúcar
88 kg de farinha
32 kg de macarrão
23 litros de óleo
48,5  kg de café
12 kg de polenta
31 pacotes de bolacha
7,5 kg de achocolatado
35 kg de sal
945 litros de água
6 caixas repletas de totosinho
Pequenas quantidades de outros produtos diversos como gelatina, sucos em pó, aveia, leite condensado, etc

PRODUTOS DE HIGIENE
76 kits lindamente embalados em papel celofane, um a um, contendo pasta de dente, escova de dente adulto e uma infantil e sabonete que nos emocionou quando recebemos.
161 pastas de dente
194 sabonetes
25 conjuntos de 3 escovas de dente
80 embalagens de absorventes higiênicos
364 rolos de papel higiênico
17 frascos de shampoo
25 pacotes de fraldas descartáveis

PRODUTOS DE LIMPEZA
38,5 litros de clorofina
25 kg de sabão em pó
15 esfregões
19 barras de sabão
37 detergentes para louça
22 esponjas para louça
19 litros de desinfetante
5 litros de álcool
18 baldes
13 embalagens de sacos de lixo
16 caixas de fósforos
17 panos de chão
1 vassoura

PRODUTOS PARA OS ANIMAIS
1.148 kg de ração para cães
280 kg de ração para gato
7 saches de ração úmida
Diversos medicamentos
5 frascos de shampoo antipulgas
47 potes plásticos
6 roupinhas
8 coleiras
2 caixas plásticas
Uma cama para gatinhos
Jornais

ITENS DIVERSOS
Material suficiente para montar 10 kits escolares (5 para meninas e 5 para meninos)
3 caixas grandes de brinquedos
1 caixa grande de bolsas adulto e infantil
2 banheiras de nenê
3 malas
Diversos utensílios para casa (panelas, jogos de louça e talheres, ferro de passar roupa, potes plásticos e de vidro, etc)
4 colchões de solteiro
2 sofás novinhos
1 fogão
Um forno elétrico
Uma TV
Diversas telhas de metal galvanizado
Alguns metros de parquê
Vários metros de carpete
R$ 910,00 em depósitos, sendo R$ 200,00 específicos para serem usados com ajuda às pessoas e R$710,00 para utilização em ajuda aos animais, que estão sendo usados em tratamentos específicos.

Fonte: recebido por e-mail da Artflor em 31 Mar 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário